Vacinação contra Covid-19 começa nesta terça no DF; saiba quem recebe as primeiras doses

G1 DF

[]

O início da vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal está previsto para as 10h desta terça-feira (19). Nesta primeira fase, serão imunizados os idosos e deficientes que vivem em instituições de acolhimento, além de indígenas e profissionais que trabalham na linha de frente contra a Covid-19, nas redes pública e privada.
Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), estão disponíveis na capital 106.160 doses da CoronaVac, desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A pasta afirma que, neste momento, a aplicação das doses vai ocorrer em 16 unidades de saúde.
Segundo a Secretaria de Saúde, o público-alvo desta primeira etapa é estimado em 53.080 pessoas. Não há data definida para o atendimento do restante da população.
O G1 reuniu informações sobre o processo de vacinação nesta primeira fase na capital. Confira abaixo:

Quem será vacinado?
 
Profissionais de saúde
A SES-DF pretende vacinar 47,5 mil pessoas nesse grupo. Segundo a pasta, para a imunização dos trabalhadores, cada unidade de saúde deve encaminhar uma lista com os nomes daqueles que atuam diretamente em risco de contágio pela doença. Esse grupo inclui:
 

Profissionais de saúde em contato com pacientes infectados ou com suspeita da Covid-19;
Trabalhadores das áreas de vigilância, limpeza e administrativo que trabalham em pronto-socorro ou setor de atendimento a infectados;
Equipes da atenção primária à saúde;
Servidores no Samu e Corpo de Bombeiros em atendimento pré-hospitalar.
 
 
Idosos em deficientes em instituições de acolhimento
O grupo inclui, exclusivamente, pessoas acima de 60 anos ou que tenham algum tipo de deficiência, e que vivam em locais como asilos e abrigo. Segundo o GDF, a expectativa é vacinar 3 mil pessoas.
Indígenas
Já entre indígenas que moram na capital, a Secretaria de Saúde estima imunizar 300 pessoas.
 

Onde será a vacinação?

Idosos e deficientes institucionalizados
Para atender os idosos e deficientes abrigados em instituições de internação, a Secretaria de Saúde afirma que irá disponibilizar seis equipes, que vão até as unidades onde eles estão, sem a necessidade de se deslocarem para os postos de saúde.
Indígenas
Assim como as pessoas institucionalizadas, a Secretaria de Saúde afirma que indígenas serão atendidos por equipes volantes, e não será necessário ir a uma unidade de saúde.
Profissionais da linha de frente
Aos trabalhadores da linha de frente contra a Covid-19 da rede pública, a Secretaria de Saúde recomenda que procurem pela instituição onde trabalham para receber a vacina.
Já para os profissionais da rede particular ou que não atuem diretamente em um hospital ou posto, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima.
As instituições que receberão as doses nesta terça são:
 

Hospital Regional da Asa Norte
Hospital Regional de Ceilândia
Hospital Materno Infantil de Brasília
Hospital de Apoio de Brasília
Hospital Universitário de Brasília
Hospital de Base
Hospital Regional de Sobradinho
Hospital Regional de Planaltina
Hospital Regional de Brazlândia
Hospital da Região Leste
Hospital Regional de Taguatinga
Hospital Regional de Samambaia
Hospital Regional de Santa Maria
Hospital Regional do Gama
Hospital Regional do Guará
Central de Regulação do Samu (SIA)
 

Transporte
 
De acordo com a Secretaria de Saúde, o transporte das doses começa no início da manhã desta terça-feira (18).
A carga de vacina será escoltada pela Polícia Militar, a partir das 7h30. Carros oficiais da corporação sairão da Rede de Frio, onde as doses estão armazenadas, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), para os hospitais que vão receber os produtos.
 

Aplicação das duas doses

A CoronaVac compreende a aplicação de duas doses da vacina, com intervalo de 14 dias entre elas. O total recebido pela Secretaria de Saúde é suficiente para aplicar as duas doses em todo o público-alvo desta primeira fase.
Segundo a pasta, os pacientes devem guardar o comprovante da primeira dose para apresentar no retorno. Ambos atendimentos devem ocorrer na mesma unidade de saúde.
 

Cuidados após a vacinação
 
Ao anunciar o início da vacinação, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valério, reforçou que as medidas de prevenção devem continuar até mesmo entre os imunizados.
 

"Até que nós consigamos fazer a prevenção de toda a população do Distrito Federal, permanece a orientação do uso de máscara, higienização das mãos e manter a distância", destacou.